POR | ENG


O Projeto DOCUMENTAR - São Brás de Alportel, é uma iniciativa da ALGARVE FILM COMMISSION com o apoio financeiro do PRODER.


CARACTERIZAÇÃO
Com este projeto, a ALGARVE FILM COMMISSION pretende promover a valorização e divulgação do Património Cultural Local, e gerar uma nova dinâmica em torno das Actividades Criativas ligadas ao AUDIOVISUAL.
Através da criação de conteúdos, pretende-se contribuir para a PRESERVAÇÃO, RECUPERAÇÃO, VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA CULTURA, MEMÓRIA E IDENTIDADE LOCAIS. Recorrendo às gerações mais antigas, promove-se a continuidade do conhecimento através do seu legado cultural, como fonte inestimável de estórias e tradições que servem de base aos conteúdos vídeo, produzidos em colaboração com talentos criativos locais.

Em todas as fases, desde pesquisa, recolha e divulgação, tem sido promovido diálogo com Entidades e Autoridades locais, Municípios, Juntas de Freguesia, Centros de Investigação, Escolas, Associações culturais e sociais.

OBJETIVOS
- Produzir conteúdos audiovisuais com vista à Valorização e Promoção da Cultura Local, com recurso a Equipas de Talentos criativos locais;
- Registar, organizar e manter uma base de dados de Edifícios e Locais de Interesse Patrimonial e Cultural; Agentes criativos locais e, Factos e Estórias do Património e Cultura Local;
- Disponibilizar na Internet, através destas páginas web, toda a informação que consta nestas Bases de Dados, mantendo-as em aberto para que possam crescer e serem actualizadas também com o contributo da população em geral.


O SITE
O site DOCUMENTAR.ORG é o repositório, por excelência, de toda a informação recolhida no âmbito do projeto.
Em vez das designações formais, adoptaram-se as indicações ‘Lugares’, e ‘Estórias’, para fomentar uma maior aproximação ao público em geral.  
Dentro dos ‘Lugares’ consideram-se os Edifícios e Locais de Interesse Patrimonial e Cultural, distribuídos por Edifícios e estruturas construídas (Arqueologia Industrial, Casa Tradicional, Espaços Culturais, Educativos, Religiosos, e Hídricos - poços, cisternas, noras, fontes, aquedutos). Incluem-se também as sub-categorias: Aldeias Típicas, Arqueológico, Jardins e Miradouros, Rural.
Ainda nos ‘Lugares’ encontramos o ‘Património Natural’, constituído por Áreas Naturais, Locais de interesse paisagístico, Plantas Tradicionais, Recursos Hídricos, Sítios de Interesse Biológico, Trilhos e Percursos de Lazer.


As Estórias são compostas por vídeos, os testemunhos dos mais velhos, os sábios e experientes, e dos mais novos, os interessados em dar continuidade às sabedorias passadas entre gerações e a exploração de novos materiais, formas e utilidades.

No separador ‘Guia’ é possível aceder às listagens, entre outros, do Artesanato, Profissões Tradicionais e Produção Artesanal de Produtos Regionais, assim como de Criativos que fazem parte da realidade cultural de cada território onde o projeto incide.